Brinquedos Bandeirante

Inicio uma série de pesquisa sobre os principais fabricantes de brinquedos, de ontem e hoje. Inauguro o assunto com a empresa Brinquedos Bandeirante, com texto do Mundo das Marcas e imagens do próprio site da fabricante.

Peço a quem tiver informações sobre empresas de brinquedos inativas ou que estão ainda em atividade  entre em contato comigo.

A história
Tudo começou exatamente no dia 24 de junho de 1952, quando os senhores Manuel Francisco de Almeida, Pedro Pucci e Cyro de Souza Nogueira fundaram a Brinquedos Bandeirante, que iniciou suas atividades com a produção de bolas, patins, triciclos, carros a pedal, carrinhos de bebê e parquinhos infantis. O nome da nova empresa foi uma homenagem à história de um movimento de homens que mudou o rumo da história do país: Bandeirante, aventureiros que se embreavam nas matas atrás de índios e ouro. Após três meses, passou a ocupar um prédio de 4.800 m² na Rua Cuiabá, no tradicional bairro paulistano da Mooca, e gradativamente concentrou sua produção em brinquedos que proporcionassem velocidade e movimento.

1953: Primeira fábrica Rua Cuiabá em São Paulo/SP (Fonte: Brinquedos Bandeirante)

Nota pessoal da AcervoVintage: Atente que há uma certa discrepância na data de fundação da empresa. O texto do Mundo das Marcas mostra a data completa, 24 de junho de 1952, enquanto no site da empresa Brinquedos Bandeirante consta somente o ano, 1953.

No final dos anos 50 e início dos 60, apresentou altos índices de crescimento, sabendo aproveitar o salto da taxa de natalidade observada nesse período e os novos hábitos de uma população urbana crescente. Nesse período, já orientada para a qualidade e resistência de seus produtos, adotou o slogan “Tão fortes que passam de irmão para irmão”.

1957: Jipe Pronto Socorro

1960: Criação do slogan “Tão fortes que passam de irmão para irmão!”

1961: Lançamento do carrinho Imperador, precursor do conceito Smart

Nos anos 70, iniciou suas exportações de forma maciça, competindo em igualdade de condições no exterior com indústrias tradicionais de brinquedos, como a japonesa, a americana, a espanhola e a italiana. Era o início do uso do plástico como componente principal dos brinquedos, e a Bandeirante foi uma das pioneiras nessa tecnologia. Já com a consolidação dos brinquedos predominantemente de plástico, a empresa lançou grandes sucessos como o triciclo América, Jet Ban, Gatão, Banderetta e Tico-Tico Europa – este último produzido totalmente em plástico e, atualmente, na quarta geração, com mais de quatro milhões de unidades produzidas.

1970: Patinete Luxo – Patinete Barbie

1979: Tico-Tico Europa, o primeiro triciclo totalmente de plástico

Nos anos 80, a chamada “década perdida”, mesmo com a economia brasileira estagnada, a empresa diversificou sua linha de produtos com a produção de brinquedos menores, em miniatura – como carrinhos de fricção e cozinha infantil –, e manteve bom desempenho. Foi nesta década que a empresa iniciou os primeiros programas de licenciamento e o desenvolvimento de novos conceitos de produtos como a primeira versão de um triciclo de passeio. Lançou também a Baby Moto movida à pilha, primeira moto elétrica fabricada no Brasil.

1983: Velocípede do vovô – Triciclo Smart

1985: Baby Moto movida a pilha, primeira moto elétrica – Super Moto GT2 Turbo-EL 12V

A partir de 1990, com a abertura do mercado para produtos estrangeiros, a invasão de brinquedos orientais fez todo o setor entrar em colapso. A BANDEIRANTE foi uma das poucas exceções e conseguiu superar essa dificuldade investindo no desenvolvimento interno de produtos, com especial atenção ao design, às formas de produção e a intensificação de novos projetos com mais tecnologia, como o primeiro carro elétrico movido por bateria recarregável. Ao contrário da maioria de seus concorrentes, a empresa manteve sua fábrica no Brasil e não se associou a nenhuma empresa multinacional.

1997: Moto Polícia Elétrica, primeira moto movida a bateria recarregável

Já neste século, a empresa se consolidou como a maior inovadora em brinquedos sobre rodas e, para confirmar isso, basta reparar nos parques e nas ruas das cidades para ver como as crianças se divertem com patinetes, bicicletas e até modernos veículos elétricos da marca. Atualmente a empresa oferece brinquedos cada vez mais atrativos, confortáveis e seguros. Além de divertidos, sempre com o benefício de estimular a coordenação motora, a lateralidade, e contribuir para as crianças se movimentarem.

2003: Linha Trê-lê-lê, Divisão Viva. Brinquedos Bandeirante entra no mercado de bonecas

2011: Réplica do personagem Relâmpago McQueen. Brinquedo com versões a pedal e elétrica

A linha do tempo
1952
● Lançamento do REMA REMA, um triciclo construído com tubos de ferro roliços e chapas de ferro, que possuía assento de madeira, rodas de chapa e pneus de borracha.
● Lançamento do AUTO RÁDIO PATRULHA, construído inteiramente de chapa nº 20, com assento e encosto estofados, farol e buzina elétricos, pneu 1/2 balão maciço, além de cores modernas e atraentes.
● Lançamento do TICO TICO POPULAR, de ferro chato, com assento e encosto de madeira e pneus de borracha de 1″.
1953
● Lançamento do TRICICLO BALILA, fabricado em 4 tamanhos diferentes, para crianças de 2 a 7 anos, que continha selim de metal regulável e pneus de borracha inteiriça de 1″.
1955
● Lançamento do TRICICLO 2 IRMÃOS, que tinha lugar para levar uma pessoa na garupa.
1957
● Lançamento do AUTO BARATA AMERICAR LUXO, construído inteiramente em chapa de ferro, sem soldas ou emendas. Possuía rodas de chapa de ferro com pneus de borracha inteiriça 1/2 balão, assento estofado, sendo oferecido na cor vermelha.
1959
● Lançamento do CARRINHO REGENTE, um carrinho para passeios confortável, seguro, prático e robusto, com amplo porta-pacotes, ideal também para quando o bebê estava começando a aprender a andar.
● Lançamento do CARRINHO PRINCESA, um carrinho de passeio com rodas com buchas de náilon, lavável, silencioso e inquebrável, cuja Capota era reversível. O carrinho ainda era ajustável em qualquer posição (sentar ou deitar) e possuía amplo espaço para guardar fraldas e sacolas.
1961
● Lançamento do VELOCÍPEDE APOLO, que possuía um novo e arrojado tipo de guidão, pneus fixa branca, selim com protetor para conforto e segurança, revestido em plástico.
1962
● Lançamento do CANDANGO BANDEIRANTE, um trator ao alcance de todas as crianças.
1963
● Lançamento do BANCICLE, um moderno e atraente velocípede entregador extremamente forte e resistente, que suportava vários quilos de carga.
1964
● Lançamento do JEEP BANDEIRANTE, especialmente construído para suportar os maus tratos de qualquer brincadeira.
● Lançamento do BAN KART, que possuía assento com ampla regulagem, para crianças de 3 a 14 anos, tração mais rápida, corrente semi-embutida e protetores especiais contra batidas em todas as rodas.
1965
● Lançamento do MUSTANG, o mais luxuoso carro para gente pequena.
1967
● Lançamento da FERRARI, pela primeira vez um legítimo carro de corrida ao alcance das crianças.
1969
● Lançamento da ESCAVADEIRA BANDEIRANTE, criando assim um convívio com a emocionante imagem de uma moderna máquina de escavação.
1970
● Lançamento do JIPE POLÍCIA RODOVIÁRIA, um veículo sensacional para o pequeno policial. Com a mesma pintura dos famosos carros da Polícia Rodoviária, ele possuía sirene de alarme, farol, buzina e até pisca-pisca.
● Lançamento da BICICLETA ESPORTIVA, que possuía aro 14″ com pneus macios.
1972
● Lançamento do BIG BAN, um veículo com estrutura de aço, que proporcionava maior resistência e durabilidade, além de assento regulável em 4 distâncias.
1973
● Lançamento do BAN BOLÃO, que possuía garfo-guidão em tubos cromados, com farol decorativo. A grande inovação era que o veículo reproduzia o som de um motor quando em movimento.
1974
● Lançamento do CAVALO DE AÇO, uma verdadeira inovação em matéria de brinquedos. O velocípede com plástico nos lugares certos, assento-encosto anatômico, antichoque, regulável e superconfortável, proporcionava o máximo de segurança e estabilidade à criança.
1975
● Lançamento do BUGGY, veículo moldado em plástico ABS ultrarresistente.
● Lançamento da JOANINHA, um veículo nas cores e formato do simpático inseto. Uma criação colorida em cada detalhe de desenho e cor.
● Lançamento da BICICLETA GRAN TURISMO, que possuía um novo desenho de quadro, em tubos de aço esmaltados a fogo e linhas extremamente modernas. A concepção do garfo era inovadora: conjugado com o guidão cromado em estilo atual. Tinha ainda selim anatômico e regulável.
1976
● Lançamento do JET BAN, um triciclo em tamanho grande com detalhe de estepe e rodas tala larga tipo lameiro.
1979
● Lançamento do TICO TICO EUROPA, um dos veículos de maior na história da empresa. Atualizado em 1986 e 2002, o ícone da BANDEIRANTE ainda está disponível para venda com design desenvolvido em 2009.
1997
● Lançamento da MOTO POLÍCIA ELÉTRICA, primeira moto movida a bateria recarregável.
2011
● Lançamento do RELÂMPAGO McQUEEN, carro disponível nas versões pedal e elétrico. Possui buzina, rodas lisas e assento anatômico. Indicado para estimular a percepção de movimentos e despertar a coordenação motora da criança.
2012
● Lançamento do UNO PASSEIO (desenvolvido para a criança pedalar, conta também com a função auxiliar passeio, com haste para o adulto empurrar, além de cinto com três pontos, volante com buzina eletrônica e porta objetos traseiro) e do UNO ELÉTRICO (permite que pais e filhos brinquem juntos, pois o veículo pode ser pilotado pela própria criança ou conduzido por meio de controle remoto, além de estimular a interatividade através de um painel com chave eletrônica que emite som de ignição, câmbio com duas marchas e volante com buzina eletrônica), réplicas fiéis do automóvel produzido pela FIAT.

Uno Passeio (FIAT), desenvolvido em 2012 pela Bandeirante

A evolução visual
Ao longo das décadas a identidade visual da marca passou por modificações radicais. A marca, que teve como primeiro logotipo um pequeno bandeirante com patins, mudou sua identidade visual pela primeira vez em 1957. Já uma década mais tarde, com sua linha de produtos mantendo o foco nos brinquedos sobre rodas surgiu o célebre logotipo do triciclo com as rodas representadas por três rostinhos, que passaria a identificar os brinquedos da marca. Após passar por uma remodelação em 1987, a última modificação aconteceu no início dos anos 2000: um triciclo estilizado sem os tradicionais rostinhos nas rodas.
bandeirantes logos_0001
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 24 de junho de 1952
● Fundador: Manuel Francisco de Almeida, Pedro Pucci e Cyro de Souza Nogueira
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Brinquedos Bandeirante S.A.
● Capital aberto: Não
● Diretor de marketing: Alexandre Branco
● Faturamento: R$ 243 milhões (2011)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Brinquedos
● Principais produtos: Triciclos, patinetes, bicicletas, carros a pedal, veículos elétricos e playground
● Concorrentes diretos: Estrela, Long Jump, Magic Toys e Caloi
● Ícones: O Tico-Tico Europa
A marca no mundo
Com produtos encontrados em mais de 10 mil lojas no Brasil, a BRINQUEDOS BANDEIRANTE oferece uma linha de produtos completa, composta por mais de 135 itens, entre os quais triciclos, patinetes, bicicletas, carros a pedal, veículos elétricos e playground, além de uma linha de bonecos colecionáveis de vinil. Sua unidade fabril possui aproximadamente 100 mil m² de área construída e emprega aproximadamente 1.200 colaboradores. Além disso, a empresa exporta seus produtos para países da América Latina e África.
Você sabia?
● Aproximadamente 70% do faturamento da empresa é obtido entre o Dia das Crianças e o Natal.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Imagens :Brinquedos Bandeirante / Texto: Mundo das Marcas
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s