Por que colecionar brinquedos é como um vício em drogas

Artigo original de Rob Bricken, traduzido para nossa língua por Dan.

Copyright ©Lord Enfield

Mudei-me há algumas semanas, e como um colecionador de brinquedos, eu tinha a tarefa nada invejável de embalar todos os meus brinquedos, estatuetas e coisas (tudo que envolve movimento é nada invejável, mas qualquer que seja). Isso não era realmente tão difícil, porque 90% dos meus brinquedos já estavam em caixas. Estas caixas tinham sido abertas somente para colocar mais brinquedos neles, então tudo que eu tinha que fazer era lacrá-las com fita e colocar no caminhão de mudança. Além de ter alguns itens variados na minha mesa – não exibido uma figura de ação ou um item de colecionável em mais de dois anos e meio e ainda assim eu gasto periodicamente mais de mil dólares por ano em brinquedos de ação, estes que vão diretamente para essas caixas. A minha pergunta é esta: Que diabos estou fazendo?

Muitas vezes comparo em ser colecionador de brinquedos com ser um viciado em heroína à la “Trainspotting”, e não apenas porque há um certo tempo na minha vida em que eu teria rastejado através de um banheiro imundo escocês para obter uma figura do Ree-Yees do Star Wars, mas porque a coleta de brinquedos é uma compulsão que ignora a sanidade, o senso comum e a realidade da mesma forma. As razões que eu não deveria estar coletando brinquedos são inúmeras:

  • São tão caros. Eu coleciono o “Masters Of The Universe Classics” (MOTUC) da Mattel, que é destinado especificamente para colecionadores. O que isto significa é que as figuras de ação não são produzidos em massa como a maioria dos brinquedos que são vendidos por atacado, ou seja, eles são incrivelmente caros. Cada figura do MOTUC custa mais de US $ 30, sendo US $ 22 para a figura e US $ 9 para o transporte (que, de alguma forma, leva mais de 10 dias para chegar a mim). Parte disso é porque o plástico é supercaro hoje em dia, desta forma, todos os bonecos estão também encarecendo. No entanto a Mattel coloca mais de 16 figuras por ano, de modo que é US $ 500 dólares de gastos nestes itens. Mais uma vez, para receber algo que colocarei diretamente em uma caixa no meu armário.
  • Na verdade estou infeliz. A coisa mais louca sobre estes brinquedos é que eu nem gosto deles. Está bem, eu gosto deles um pouco, obviamente, mas não o suficiente. Eu coleciono a linha Futurama da Toynami, que parece que a empresa  ter desistido e agora tenho uma caixa de várias dezenas de figuras da Futurama que nunca será satisfatória porque não incluíram o Scruffy, Hedonism Bot, Llrr, e outros personagens (o meu 3-3 – coleções diferentes de brinquedos Final Fantasy VII têm o mesmo problema, com o Square Enix que simplesmente se recusam em fazer personagens de Cid e Barrett). Quanto a coleção do Masters Of The Universe Classics, na verdade meio que odeio. Detesto que a grande parte eles são versões maiores do que as figuras dos anos 80 em vez das reformulações disponíveis 2002. Detesto a reutilização de partes semelhantes à linha clássica (mesmo que eles me custam US $ 30 cada) e acima de tudo que a Mattel sempre montam os brinquedos de forma incorreta, ou seja, figuras têm braços, pernas, ombros e mais misturados. E eu estou pagando R $ 500 por ano por estes brinquedos que comprei desde 2008 e já inscrevi para 2013.

Copyright ©Photography / Onigun

  • Ele me faz uma pessoa terrível. Isso não é verdade, tanto mais agora que eu posso pedir praticamente qualquer coisa online. Mas em final dos anos 90, quando eu estava coletando brinquedos do Star Wars eu acordava às 6h00 da manhã de sábado para ir do lado da loja na esperança de que alguém tivesse reposto as figuras na noite anterior . Esperar três horas para até abrirem as portas – insano o suficiente, eu sei – e, em seguida, e correr junto outras pessoas pelos corredores e combatê-los para as novas figuras. Este comportamento não é civilizado. A pior parte? As lojas não reabastecer mais do que uma vez por mês, ou seja, apenas um em cada quatro viagens valeu a pena. E eu sabia que minhas chances de encontrar algo bom eram poucas, mas fui de qualquer maneira! E quando chega o dia do San Diego Comic Con, acontece a mesma coisa, viro um estúpido acotovelando as pessoas para tentar obter os novos exclusivos brinquedos, que na maioria das vezes incompletos.
  • Isso tudo é uma loucura, mas a parte mais insana para mim é a coisa caixas. O motivo de possuir essas coisas é para brincar com eles, mas eu sou um homem crescido, e que, obviamente, seria um absurdo. Portanto, a próxima coisa a fazer é exibi-los, o que eu também não posso. Quando eu morava em uma casa há vários anos, na verdade eu era capaz de comprar um grande conjunto de prateleiras e ter a maioria de minhas coleções expostas do lado de fora – Vingadores (Avengers), Final Fantasies, Futurama, Evangelion, One Piece, Star Wars e coisas japonesa estranhas, incluindo o macaco robô de controle remoto que oferece cerveja – e foi incrível. Mas, então, minha esposa e eu nos mudamos para um apartamento minúsculo para que ela pudesse ir para a faculdade de direito e os meus brinquedos foi enviado para uma unidade de armazenamento. Nós estamos agora em um apartamento duplex onde temos mais espaço que antes, mas não o suficiente para me exibir mais de um 1/3 do que eu possuo. Inferno mesmo, foi durante os últimos dois anos e meio, quando eu não tinha capacidade para exibi-los e nenhuma ideia de quando ou se eu poderia, eu nunca parei de colecionar. Além disso, todos os anos antes que eu tivesse a casa? Eu estava apenas coletando e esperando que eu tivesse uma chance para exibi-los mais tarde. E eu certamente não vou parar agora.

Ver, ter em exibição é bom, mas é secundário para a coleta – ou parafraseando, não é oque tem, mas é o consegue. Possuir muitos brinquedos, é por isso que realmente não me importo se meus brinquedos estão fora ou não, mas encontrar uma figura que você quer em uma loja de brinquedos. Receber o pacote dos correios, rasgar, abrir para pegar a figura de ação dentro, verificando os acessórios, e recebendo um aroma de brinquedo novo. Isso é muito sublime. Trazendo isto de volta para o “Trainspotting”, os colecionadores de brinquedos viciados não faria isso se não fosse agradável, em algum nível. Apesar do aborrecimento, custos e as besteiras, para comprar um novo brinquedo ainda é um doce sucesso, doce de “nerdice” e alegria. Ele não justifica todas as coisas ruins – não chega nem perto – mas não importa. Porque eu vou continuar fazendo isso de qualquer maneira. Eu preciso.

Quer dizer, melhor colecionar brinquedos do que ser um real viciado em heroína, certo?

Fonte: io9 / Kinja

Deixe um comentário

